21.2.11

A diferença nos diferentes


Em contextos tão caóticos como o nosso, fica difícil falar sobre diversas coisas que se dizem superadas principalmente no âmbito da política. Mas parece que as atenções mesmo se voltando ao individual acabam tratando de relações sociais que também são políticas. E um conceito se destaca sendo tão íntimo e ao mesmo tempo social, é o de procura de vida autêntica, a procura de ser sincero e verdadeiro.

Ao nos formarmos percebemos que para se aproximar da vida autêntica precisamos nos diferenciar, precisamos ver a conduta convencional e negá-la, e o erro estaria se o processo terminasse aí. Com a negação temos o primeiro passo, o da revolta, que nasce do questionamento de inquietações no âmago de cada um. O passo da negação é importante porque dele temos a ruptura de padrões que existiam sem ao menos se ter noção.
(...continuação)

Mas acontece que muitos param por aí e se satisfazem com a mera ruptura, que quebra com as regras mas não com as estruturas que as sustentam. A partir daí deve se começar um jogo dialético entre a negação e a afirmação dessas regras e assim desmontar a estrutura que é a das convenções sociais. A procura da vida autêntica reside na busca da síntese entre o primeiro estágio e o segundo (o da ruptura), em que o individuo procurará transcender os aspectos convencionais.

Portanto ser autêntico não é identificar-se com ser diferente, mas como superação da convenção. Talvez tudo isso parta da ideia de Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau mas principalmente se considerado em um nível mais intimo também. A ideia de convenção neste caso lida com um certo "consenso" social. Um ponto em que atinge-se alguma satisfação e o questionamento desaparece.

As pessoas não mais se perguntam por que cumprimentam de tal forma, por que dizem tal coisa ou por que fazem as coisas do jeito que fazem. A partir daí como contrato social, vemos um "acordo" implícito para seguí-lo. É um consenso geral para que perpetuemos certas formas de se agir, que por consequência inibe o questionamento.

Aspectos pontuais como por exemplo, na escolha da aparência, gostos de entretenimento e linhas ideologicas podem ser dadas como formas de se procurar negar a convenção que normalmente reside nessas caracteristicas nos demais. Mas se não se aprofundar, a negação fica por ela mesma, e sem pensar forma-se uma nova convenção.

Assim a autenticidade verdadeira passa por essas formas individuais pela negação para superá-la, transcendê-la. Desta forma aquele que antes dizia "Sim", e depois "Não", baseado no 'consenso social', agora diz "Depende", porque se solta das amarras convencionais não havendo um aspecto determinante mas uma racionalização nas escolhas a partir de então.

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